sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Com abundância de volantes, Muricy tem 'bom problema' para resolver em 2009.


Treinador não tinha tantas opções antes. Hernanes, o Pi, pode ser meia
Carolina Elustondo São Paulo
Tamanho da letra
A-
A+
Agência/VIPCOMM
Arouca é uma das novidades no meio
Muricy Ramalho sempre precisou trabalhar com elencos enxutos no São Paulo , e chegou a "criar" novos volantes para ter como repor a ausência de peças no setor. Hoje, a história é outra. O comandante tem oito jogadores da posição à disposição: Eduardo Costa, Arouca, Hernanes, Richarlyson, Jean, Zé Luis, Wellington e Bruno. Nunca Muricy teve tantas opções para escolher.

Em 2006, a dupla de volantes formada por Mineiro e Josué conseguiu ajudar o São Paulo a conquistar o título brasileiro. Os dois se destacaram, mas logo foram embora: Mineiro no início de 2007, e Josué na janela do meio do ano. O técnico Muricy Ramalho precisou improvisar. Apostou em Hernanes e Richarlyson, que eram meias e passaram a jogar como volantes. Mais sucesso e outro Brasileiro na conta. Em 2008, foi a vez de Jean surgir ao lado de Hernanes para ser titular em quase toda a campanha do tri.

Mas Jean deve perder espaço pelo menos na Libertadores, na qual o São Paulo pretende contar com jogadores que já tenham disputado a competição ou tenham o perfil dela. Arouca, que foi vice pelo Fluminense em 2008, e Eduardo Costa, que tem características para o torneio, saem na frente.

Wander Roberto/VIPCOMM
Hernanes não se importa de jogar como meia
E Hernanes? Este parece que vai mudar de função, voltando aos tempos de meia. O primeiro indício foi a entrega da camisa 10 ao jogador. Muricy também já declarou que Hernanes pode atuar como meia, e mesmo quando ele jogava como volante dava suas escapadas ao ataque.

- Estou à vontade aqui, se me colocar para jogar como meia tudo bem, já joguei assim. Nos últimos dois anos atuei como volante, mas com liberdade. Preferência por posição não há - sorri o volante, que demora a responder sobre qual posição gosta mais de atuar.

Conhecido por frases diferentes e reflexivas, Hernanes foi buscar na matemática um exemplo para mostrar como se adapta a qualquer situação. No Recife, onde tem família e amigos, seu apelido é Pi, como o símbolo aritmético de valor 3,14 e identificado pela letra grega π, que representa a razão constante entre o perímetro de qualquer circunferência e o seu diâmetro. - Um amigo falou uma coisa muito interessante: meu apelido é Pi, que na matemática é 3,14. Ele diz que sou assim também, jogando no Morumbi lotado ou em qualquer outra situação sou sempre o Pi. Gostei disso (risos).

Gaspar Nóbrega/VIPCOMM
Eduardo Costa respeita dupla campeã
O início do Paulistão será um verdadeiro "vestibular" para os volantes, já que o treinador vai fazer um rodízio de jogadores, e provavelmente todos terão chances de mostrar serviço. Quem se sair melhor fica com uma vaga. Eduardo Costa, por exemplo, não se considera favorito a um lugar antes de entrar em campo.

- Quando o jogador chega tem que respeitar e saber esperar a oportunidade. Ainda mais na minha situação, que estou em um time como os campeões brasileiros Jean e Hernanes. Tenho que buscar meu espaço - ressaltou o reforço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário