terça-feira, 13 de janeiro de 2009

ESPECIAL: Estrutura do Tricolor Paulista...

Estrutura do São Paulo Futebol Clube...

Estádio do Morumbi - visão interna

Estádio do Morumbi

Ver artigo principal: Estádio do Morumbi

Com capacidade para 73.501 pessoas (o maior estádio particular do Brasil), o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, também conhecido como Estádio do Morumbi, foi inaugurado em 2 de outubro de 1960 com o estádio ainda inacabado e sua primeira partida foi entre São Paulo Futebol Clube e Sporting Lisboa de Portugal, sendo a partida vencida pelos donos da casa pelo placar de 1 a 0. O gol dessa partida foi marcada pelo jogador Peixinho. Em um cruzamento, ele mergulhou para cabecear a bola próximo do chão. Desde então essa jogada ficou conhecida no Brasil como "gol de peixinho".

A inauguração total se deu em 25 de janeiro de 1970 em uma partida entre o Tricolor Paulista e o Porto, também de Portugal, que terminou empatada em 1 a 1 com gols de Vieira Nunes para o Porto e Miruca para o São Paulo.

Complexo Social

A inauguração parcial do Estádio do Morumbi foi primordial para o lançamento do Complexo Social do clube. Antes quase ninguém acreditava no projeto, visto como ambicioso. Após, passou-se a acreditar que projetos maiores poderiam ser feitos.

A iniciação da venda dos "Títulos Sociais" foi um sucesso, com vendas estimadas em 7.500 unidades ao preço de cem mil Cruzeiros tendo os proprietários de cadeiras cativas 25% de desconto e os associados, 20%. Com a arrecadação foram iniciadas as obras, com custo aproximado de cem milhões de Cruzeiros, da sede da praça de esportes (provisória), três piscinas, cinco conjuntos de quadras de tênis, uma quadra de voleibol e futebol de salão, uma de basquete, dois paredões duplos para aprendizagem de tênis, playground, campo de futebol, canchas de boccha, além da iluminação do estádio.

Hoje, o complexo social do clube possui uma área total de 85.000 metros quadrados e é considerdo uma das mais imponentes sedes sociais do Brasil. Possui um dos maiores espelhos d'água do país e um tobogã aquático de 40 metros. Possui também uma estrutura impressionável: duas piscinas aquecidas, lanchonetes, restaurante, salão de festas, cabeleireiro, cinco ginásios poliesportivos, sete quadras externas, três campos de futebol para uso dos associados (um gramado e dois sintéticos), duas quadras de paddle, oito quadras de tênis, uma quadra de vôlei de areia, berçário, salas de ginástica e musculação, playground, vestiários masculino e feminino, sauna e área com churrasqueiras.

A Diretoria Social Cultural organiza periodicamente eventos, cursos e palestras. Há ainda a biblioteca com um acervo diverso e com 5.500 títulos estimados. No espaço cultural são disponibilizados na hemeroteca os principais jornais e revistas. A gibiteca da sede social oferece muita variedade e qualidade no seu acervo. O funcionamento do Complexo Social inicia-se às 9:00 horas, de terça-feira a sexta-feira fica aberto até as 21:00, aos sábados até as 18:00 e aos domingos e feriados até as 17:00 horas.

Morumbi Concept Hall

O clube conta atualmente com uma área chamada Morumbi Concept Hall que foi concebida para aumentar a circulação de pessoas, fortalecer a marca do time e aumentar a receita em dias em que não há jogos no estádio, aumentando, assim, as opções de entretenimento, negócios e lazer para os paulistanos e turistas. a entrada pode ser feita pelo portão dois do estádio.

Memorial

O Memorial Luiz Cássio dos Santos Werneck foi inaugurado em 1994 após dez meses de planejamento por José Eduardo Mesquita Pimenta e tem esse nome em homenagem ao advogado, conselheiro, diretor e presidente de conselho do clube (a última vez eleito Presidente do Conselho Deliberativo em 2002). Luiz Cássio dos Santos Werneck foi fiel escudeiro de Cícero Pompeu de Toledo durante toda a construção do Estádio do Morumbi. Ele foi um dos responsáveis por obter recursos, por exemplo, com a Companhia Antarctica Paulista, cujo capital alavancou as obras do estádio.

O memorial foi construído com o intuito de organizar as glórias do clube. À época não havia um cuidado muito grande com a história de um clube, e o Tricolor Paulista foi o precursor. Com entrada gratuita, o horário de funcionamento é das 9:00 horas às 16:30 nos dias úteis e das 12:00 às 16:30 nos finais de semana ou feriados, não abrindo em dias de jogo no estádio.

Ele foi montado de modo que além de mostrar as conquistas nos gramados, também pudesse exibir conquistas fora deles. Além disso se preocupa em mostrar pontos importantes da história não só para o clube, mas para todo o esporte. Encontram-se no memorial, por exemplo, os troféus já conquistados na história do clube, objetos pessoais de Éder Jofre, Leônidas da Silva e Adhemar Ferreira da Silva, retratos de jogadores e ídolos, a história do Estádio do Morumbi e as conquistas de todas as modalidades já praticadas no clube.

Infelizmente, hoje o memorial encontra-se defasado em relação ao de seus rivais, considerada por alguns como "apenas" uma sala de troféus melhorada. Os troféus não estão exibidos em ordem cronológica ou de importância, sendo difícil encontrar alguns deles, também faltam recursos audiovisuais e interativos.

entrada do Santo Paulo Bar
Santo Paulo Bar

O Santo Paulo Bar é o primeiro bar temático dentro de um estádio brasileiro. Tem capacidade para 350 pessoas em uma área de 900 metros quadrados que, ao privilegiar a visão do campo, funciona como camarote em dias de jogos ou eventos e abre normalmente no restante dos dias.

O investimento inicial do clube foi em torno de dois milhões de Reais que foi utilizado para integrar o conceito à tecnologia. Conta com dezoito telas de plasma (inclusive nos banheiros) 100% Full HD e consoles de videogame. Possui ainda um estúdio que permite a gravação de programas e entrevistas ao vivo.

Rbk Concept Store - visão interna

Suas mesas são em forma de futebol de botão servidos pelos garçons trajando uniformes inspirados em jogadores, técnicos e bandeirinhas. Já o balcão reproduz a área do gol em formato real.

O cardápio conta com aperitivos, sanduíches, massas e sobremesas, com destaque para uma reeleitura do tradicional sanduíche de pernil dos estádios[22].

Rbk Concept Store

Inaugurada no dia 28 de agosto de 2007, a Rbk Concept Store foi o primeiro passo no conceito do Morumbi Concept Hall.

A megaloja da Reebok e do São Paulo possui 700 metros quadrados e conta com uma sofisticada estrutura que conta, entre outras coisas, com um camarote VIP para 101 poltronas e vidros especiais para que os clientes não percam qualquer detalhe do gramado.

Com horário de funcionamento de segunda-feira a sábado, das 9:00 horas às 18:00 e nos domingos e feriados, das 10:00 às 16:00 horas. Nos dias em que houver jogos, a loja será fechada duas horas antes do início da partida.

Centro de Treinamento

Inaugurado em 9 de abril 1988, o Centro de Treinamento Frederico Antonio Germano Menzen, mais conhecido como CCT da Barra Funda surgiu como uma necessidade de acomodar melhor os atletas da categoria principal do São Paulo, uma vez que o Estádio do Morumbi com a modernização do esporte e apesar de confortável, não oferecia tudo o que o time necessitava.

Localizado na Avenida Marquês de São Vicente, no bairro da Barra Funda, zona oeste da capital paulista, o Centro de Treinamento tem esse nome em homenagem ao sócio número um do clube e presidente, o ilustre Frederico Antonio Germano Menzen.

Com uma infra-estrutura de primeiro mundo, as instalações contam com três campos oficiais, um minicampo, um campo para treinamento de goleiros, arquibancada para 4.000 pesooas, dois vestiários para jogadores, dois vestiários para árbitros, alojamentos, cozinha, refeitório, dezesseis dormitórios, sala de jogos, sala de audiovisual, área administrativa, área exclusiva para atendimento à imprensa, departamento médico e o REFFIS. Tudo isso foi planejado e construído para que seus atletas busquem sempre vitórias.

REFFIS

Juntamente ao Centro de Treinamento, localiza-se o REFFIS, o núcleo de Reabilitação Esportiva, Fisioterápica e Fisiológica para tratar os funcionários e atletas do clube ou de outras agremiações.

Considerado a mais moderna instalação do tipo pertencente a um clube na América do Sul, o REFFIS é referência no Brasil, América do Sul e até na Europa. Criado em 2004 foi criado com o intuito de avaliar, preparar, tratar e prevenir lesões de atletas vindos de diversos lugares do mundo. A estrutura é elogiada pelos médicos do Real Madrid e Internazionale e pelos os dirigentes do Barcelona que já chegaram a pedir que o clube cuidasse de seus jogadores brasileiros.

Os aparelhos do núcleo, conseguidos através de parceria, possuem tecnologia de última geração e estima-se um gasto inicial em torno de dois milhões de Reais em sua contrução e desenvolvimento.

Com profissionais renomados na gestão do centro como os fisioterapeutas Luis Alberto Rosan e Ricardo Sasaki, e pelo fisiologista Turíbio Leite de Barros, conta ainda com Carlinhos Neves e Sérgio Rocha, preparadores físicos e, claro, com as presenças constantes dos médicos José Sanches e Marco Aurélio Cunha.

Centro de Formação de Atletas

O Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel, também conhecido como CT de Cotia ou ainda simplesmente como CFA localiza-se na região de Cotia, região metropolitana de São Paulo a trinta minutos do Estádio do Morumbi.

Foi criado em 29 de setembro de 1997 e inaugurado definitivamente em agosto de 2005 para oferecer uma infra-estrutura de primeiro mundo para a formação das categorias de base do clube que incluem o infantil, juvenil e júnior (sub-15, sub-17 e sub-20). Para isso conta com uma área total de 220 mil metros quadrados e é rodeado de sítios e chácaras para manter a tranquilidade e a concentração dos jovens que lá estão.

Para suprir a necessidade de quase cem atletas, o CFA conta com cinco campos oficiais, dois campos society (todos com drenagem e irrigação computadorizadas), quatro alojamentos para até 95 jovens, refeitório com cozinha industrial, sede administrativa, sala de monitoramento, piscina, oficina de manutenção, quiosques, quatro vestiários, consultório médico e odontológico e a segunda unidade do REFFIS. Anda estão em construção uma arquibancada, estacionamento, ginásio coberto, quadras poliesportivas, um hotel para jogadores vindo do exterior e mais cinco campos de futebol.

Centro de Treinamento de Guarapiranga

Inaugurado em 13 de dezembro de 1997 o Centro de Treinamento Homero Bellintani, conhecido como CT de Guarapiranga veio da fusão do São Paulo com o clube Estrela da Saúde.

Localizado no bairro do Guarapiranga, conta com três campos de futebol, uma piscina semi-olímpica, alojamento, cozinha e refeitório espalhados em cem mil metros quadrados inicalmente utilizados para atender os atletas das categorias de base e do futebol feminino. Atualmente é utilizado como área social e também para testes de novos talentos.

Títulos

Em quantidade e qualidade de títulos, o São Paulo Futebol Clube é o mais vitorioso do futebol brasileiro. É o clube que tem mais conquistas nos três principais torneios de futebol disputados por clubes nacionais: Mundial de Clubes da FIFA e Mundial Interclubes - (três títulos), Copa Libertadores da América (três títulos) e Campeonato Brasileiro (seis títulos).

Pelo Campeonato Brasileiro o Tricolor do Morumbi é o único clube a ser campeão em todas as décadas da competição e o único a ser tricampeão seguido (2006, 2007 e 2008).

Já pelo Campeonato Paulista, o Tricolor Paulista é o clube mais vezes campeão pela Federação Paulista de Futebol com vinte títulos de 1941 até hoje. É o clube que mais vezes foi campeão paulista profissionalmente — desde 1933, vinte títulos. Além de ter a melhor média de títulos por idade (ano de fundação) no Campeonato Paulista (conquistou 26,9% dos títulos que disputou — 21 títulos em 78 anos de existência — contra 25,5% e 23,4% de Corinthians e Palmeiras, respectivamente). Sendo o Campeonato Paulista considerado o principal campeonato estadual do país. Ainda pelo campeonato estadual, o clube é, juntamente com Corinthians, o que mais vezes, recebeu a "coroação" de Rei da Década, quatro. Foram elas: Década de 40 com cinco títulos (1943, 1945, 1946, 1948, 1949); Década de 70 com três títulos (1970, 1971, 1975); Década de 80 com cinco títulos (1980, 1981, 1985, 1987, 1989); E década de 90 com mais três títulos (1991, 1992, 1998).

O São Paulo Futebol Clube chegou a conquistar sete títulos com sua equipe principal em 1993, quando o Tricolor do Morumbi foi campeão da Taça Libertadores, da Supercopa Libertadores, da Recopa Sul-Americana, do Mundial Interclubes de 1993 e dos torneios Ciudad de Santiago, Santiago de Compostela e Troféu Jalisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário