quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

FPF pede desculpas após 'sujar' título de 1991 do São Paulo.

Guia Oficial do Paulistão-2009 considera conquista do Tricolor 'estranha'

Fotomontagem de Adriano Dionísio

Fotomontagem de Adriano Dionísio

LANCEPRESS!

A Federação Paulista de Futebol pediu desculpas ao São Paulo pelo texto publicado no Guia Oficial do Campeonato Paulista, elaborado pela entidade.

A "Folha de S. Paulo" noticiou, nesta quarta-feira, que o Guia da FPF considerava o São Paulo rebaixado no Paulistão de 1990 e, conseqüentemente, seu título estadual de 1991 seria inusitado. "Foi um campeonato, no mínimo, esquisito. Beneficiou o São Paulo, que havia sido rebaixado, mas pôde disputar as finais", diz a publicação.

Em comunicado oficial no site da FPF, o presidente Marco Polo Del Nero pede que a informação seja corrigida imediatamente e afirma que o Tricolor conquistou o título paulista de 91 "unicamente por sua performance técnica dentro da competição".

Recentemente, Del Nero e a diretoria são-paulina já se envolveram na grande polêmica em torno da rodada decisiva do Campeonato Brasileiro. O dirigente informou a CBF de suposto envelope que o Sampa teria enviado, com convites para o show da cantora Madonna, para Wagner Tardelli, escalado para apitar o jogo contra o Goiás. O São Paulo precisava de um empate para ser hexacampeão brasileiro.

A CBF e a Comissão de Arbitragem modificaram o árbitro na véspera da decisão. O baiano Jaílson Macedo Freitas comandou a vitória tricolor por 1 a 0.

Ainda no comunicado, a Federação Paulista responsabiliza o autor do Guia, Rodolfo Kussarev, pelos erros. Kussarev isenta Del Nero e seu vice-presidente, Reinaldo Carneiro Bastos, e alega ter usado o livro "A História do Futebol Paulista", do Publifolha, como uma das fontes de pesquisa para o trabalho. Nele, o São Paulo foi rebaixado em 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário