quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Grandes clubes paulistas sofrem para fechar patrocínio.

Apesar do campeonato estadual estar próximo do início (no dia 21), Palmeiras, São Paulo e Corinthians, conhecidos como "Trio de Ferro", não conseguiram acordos com empresas

Agência Estado

SÃO PAULO - O primeiro mês de 2009 já chega à metade sem que nenhum dos três grandes do futebol paulista tenha conseguido anunciar seu patrocinador. Corinthians, Palmeiras e São Paulo comunicaram ao final de 2008 o fim de seus contratos com Medial, Fiat e LG, respectivamente. Esperavam, inicialmente, valores bem mais altos do que as três empresas pagaram na temporada passada.

A crise econômica mundial e a pretensão alta dos clubes deixaram ainda mais inglória a batalha dos três. O Campeonato Paulista já se aproxima - começa dia 21 de janeiro - e nada foi resolvido. Existe a possibilidade, inclusive, de estrearem com a camisa "limpa", sem patrocinador. O São Paulo é o primeiro a admitir a possibilidade, enquanto Corinthians e Palmeiras garantem que acordo está próximo.

Mesmo com a possibilidade de um acerto em breve, a situação já é bem diferente da vivida pelos mesmos clubes no ano passado. Ao fim de 2007, São Paulo e Palmeiras tinham contrato vigente para o ano seguinte - no caso são-paulino, eram R$ 16 milhões com a LG, enquanto o Palmeiras tinha R$ 10 milhões com a Fiat. O Corinthians, apesar de rebaixado no Campeonato Brasileiro, acabaria por anunciar o maior acordo do futebol brasileiro: R$ 16,5 milhões, com a Medial Saúde. O quarto grande clube do futebol paulista, o Santos, é o único viver situação diferente, já que ainda tem contrato com a Semp Toshiba, em torno de R$ 8,5 milhões.

Para este ano, São Paulo e Corinthians esperavam um aumento considerável em suas receitas. Os diretores são-paulinos chegaram a falar em R$ 30 milhões, valor ironizado pelos corintianos. No momento, ambos se contentariam com R$ 20 milhões.

No São Paulo, a LG fez uma proposta de renovação, mas abaixo do que o clube esperava. A oferta era de manter os R$ 16 milhões. Agora, o clube enviou um emissário a Dubai para conversar com a Emirates Airlines. Caso não chegue a um acordo, a diretoria são-paulina voltaria a negociar com a LG, sendo que a proposta seria de R$ 16 milhões e mais R$ 3 milhões em reformas no Estádio do Morumbi, provável sede da Copa de 2014.

O problema, porém, é o tempo, que corre contra os clubes. O gerente de marketing do Corinthians, Caio Campos, chegou a dizer ao final de 2008 que não havia a menor possibilidade de o clube começar o Campeonato Paulista sem patrocinador. Agora, sabe que terá de acelerar, e muito, para cumprir a promessa. Nesta terça-feira, surgiu a informação de que a diretoria corintiana negociava com a Caixa Econômica Federal, que, no entanto, negou.

Já o Palmeiras esperava anunciar a Samsung como nova patrocinadora na última segunda-feira, mas detalhes impediram o fechamento do negócio. O contrato está praticamente pronto, faltando apenas um acerto no que se refere à futura Arena Palestra Itália - a Samsung quer camarotes exclusivos e ainda conversa sobre planos para placas de publicidade no futuro moderno estádio palmeirense.

De acordo com Luiz Gonzaga Belluzzo, atual diretor de planejamento e candidato à presidente do Palmeiras nas eleições do dia 26 de janeiro, o contrato com a Samsung deve ser assinado nesta quarta-feira e o valor será de R$ 15 milhões por ano, por três temporadas. O dirigente diz ainda que, se o Palmeiras for campeão dos três torneios (Paulistão, Libertadores e Brasileirão), haverá um bônus de R$ 5 milhões.


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