segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

“Soy Loco por Ti America”...

“Soy Loco por Ti America”

Ter, 25/11/08
por Lédio Carmona |

Gustavo Werthein

Que o título parece ir mesmo pela terceira vez seguida para o São Paulo, quase ninguém duvida. Que o Grêmio tem a faca e o queijo na mão no caminho rumo à Taça Libertadores da América, poucos duvidam. Mas dizer quem serão os dois últimos representantes do Brasil na Libertadores é tarefa das mais difíceis. E se depender do histórico de participações de Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo, a dúvida se torna ainda maior e traz à tona uma curiosidade: desde que o campeonato passou a ser disputado por pontos corridos, os três participaram de Libertadores, duas vezes cada um. Um deles não irá pela terceira vez.

O Palmeiras esteve presente em 2005 e 2006, em ambas com um quarto lugar no Brasileirão. A vaga de 2005, no entanto, nenhum palmeirense esquece. Veio na última rodada, de virada, no confronto direto contra o Fluminense.

O tricolor carioca que terminou em quarto no ano passado, e com a vaga garantida após o título da Copa do Brasil, abriu passagem para o Cruzeiro. Antes, a Raposa esteve presente em 2004, depois de levantar a taça no ano anterior. Bem diferente de 2007, quando só pode comemorar a classificação na última rodada, graças à preciosa ajuda do rival Atlético Mineiro, que derrotou o Palmeiras.

O alviverde que era treinado por Caio Jr., hoje técnico do Flamengo, que ainda sonha com a terceira participação seguida. Em 2007, chegou lá, depois de conquistar a Copa do Brasil no ano anterior. O terceiro lugar no Brasileirão do ano passado, depois de uma incrível reação, levou o rubro-negro a participar novamente da maior competição das Américas.

À frente destes três times, apenas o Santos com quatro participações e o recordista São Paulo, que esteve em todos os anos de pontos corridos. Em 2005, não chegou entre os quatro primeiros, mas o título da Libertadores lhe deu o direito de participar novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário