terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Tricolores realizam exames cardiológicos.

Ao todo são 18 atletas que vão passar pela avaliação médica

Paula Ab São Paulo

Richarlyson foi o primeiro a realizar os exames

Na manhã desta terça-feira, os jogadores do São Paulo realizaram exames clínicos no Hospital do Coração na capital paulista. O grupo foi dividido em duas partes para facilitar a avaliação. O atacante Washington, que já teve problemas cardíacos, não vai participar, já que possui um médico particular por causa do seu histórico.

Nabil Ghorayeb, médico do esporte e cardiologista do HCor, explicou que a precaução é fundamental para evitar riscos, e o medo que os atletas tinham de realizar exames mudou. Ele revelou que até mesmo o técnico tricolor, Muricy Ramalho, fez cara feia ao ser chamado para o check up.

- Antigamente os jogadores ficavam com medo, as famílias não queriam por medo de encontrar alguma doença e perder o emprego. Muricy não gostou nada quando soube que precisava realizá-los - afirmou Ghorayeb.

O cardiologista contou que a morte de Serginho, que jogava no São Caetano e sofreu uma parada cardíaca em uma partida contra o próprio São Paulo, foi responsável por mudar o pensamento dos jogadores.

- Nós devemos isso à memória de Serginho. O que ocorreu com ele fez muita gente pensar diferente - disse o médico.

Os exames realizados pelos são-paulinos são: ecocardiograma, teste ergométrico e alguns de coleta, como urina e sangue.

Um jogador não foi escalado para a avaliação com os demais atletas: Washington. Devido ao seu histórico cardíaco, o atacante possui um médico que o acompanha regularmente desde 2004.

- Ele é uma exceção. O Washington tem o médico dele que assina e realiza os exames. Por uma questão ética, eu não posso comentar sobre a situação dele. Os médicos do São Paulo receberam a avaliação, eu não sou médico do clube - finalizou o cardiologista.

Os jogadores que realizaram os exames nesta terça-feira foram Richarlyson, Ceni, Joilson, Hernanes, André Lima, Fabiano, Bruno, Anderson e Aislan. Amanhã será a vez de Bosco, Jean, Miranda, André Dias, Hugo, Jorge Vagner, Borges, Dagoberto e Zé Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário